Surdo-mudo?

O termo surdo-mudo é errado? A princípio, o convívio que tive com surdos até agora sempre deixou claro que o termo correto a se utilizar para se referir a eles é surdo ou D.A.

Surdo ou D.A?

Surdo é o usuário da Libras, ou seja, se comunica em Libras e é participante da comunidade surda. D.A. muitas vezes não é usuário da Libras, ele tem uma perda auditiva leve a moderada. Essa perda auditiva não gera tantas dificuldades na sua participação na comunidade majoritária, ou seja, a dos ouvintes.

A volta do termo surdos-mudos?

No entanto, ao ler o artigo “A volta do termo surdos-mudos: sob uma perspectiva cultural e de identidade” da Ana Regina e Souza Campello, começo a pensar até que ponto o correto seja realmente essa forma de utilização.

No artigo, Campello defende que o fato de se usar o termo surdo-mudo apenas sugere que o sujeito não utiliza sua voz para se comunicar, já que a língua de sinais é uma língua viso-gestual. É interessante notar que a própria origem histórica do sinal que utilizamos para designar o surdo, ou seja, o dedo indicador no ouvido em seguida na boca, da mesma forma indica alguém que não ouve e não fala.

surdo ou surdo mudo

No decorrer de nossa história, pós período de escravidão, houve o que foi chamado de branqueamento assim, diversas personalidades como Machado de Assis, por exemplo, tiveram a cor de sua pele alteradas para que fossem vistos como brancos. 

E agora?

O termo surdo-mudo é errado? Campelo explica o semelhante processo chamado de “apagamento” do termo surdo-mudo. Segundo ela, o termo não é pejorativo como muitos acreditam e que isso vem de uma concepção ouvintista.

Logo, mesmo que para nós, ouvintes participantes da comunidade surda, soe estranho o termo surdo-mudo, devemos lembrar que o mais importante é o respeito aos sujeitos.

Bibliografia:

CAMPELLO, A. R. e S. A volta do termo Surdos-Mudos: sob uma perspectiva cultural e de identidade. Fragmentum[S. l.], n. 55, p. 69–95, 2022. DOI: 10.5902/2179219442434. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/42434. Acesso em: 23 fev. 2023. 

Escrito por

Nara Dias, especialista em tradução e interpretação de Libras

Revisado por

Kelly Dias, especialista em Libras e educação de surdos e tradução e interpretação de Libras.