Por que aprender Libras? Será mesmo que vale a pena? Vou dar 10 motivos para você aprender Libras e parar com essa enrolação. 

1. Promover acessibilidade e inclusão

Quando aprendemos Libras, entramos no mundo dos surdos e conhecemos um pouco da sua realidade e lutas. Você vai poder promover a acessibilidade e inclusão, mas como?

Primeiramente, você aprender Libras já diminui a porcentagem de pessoas que não sabem Libras, assim, você pode legendar seus vídeos nas redes sociais ou até mesmo gravá-los em Libras.  Além disso, você estará colaborando principalmente com a divulgação da Libras e poderá até mesmo ajudar os surdos que precisam de acompanhamento em lugares em que não há intérprete.

2. Comunicar-se com os surdos

Aprender Libras quebra barreiras! Você aprende uma língua viso-espacial. Vai poder se comunicar com os surdos através de sinais da sua própria língua. Não vai mais passar sufoco e ficar fazendo gestos sem saber se o surdo está ou não te entendendo.

3. Desenvolver novas habilidades

Quando aprendemos um idioma desenvolvemos novas habilidades. Por exemplo, a habilidade de entender a sinalização de um surdo ou de poder conversar sem precisar usar a voz.

4. Melhorar seu raciocínio

Já foi comprovado que aprender um idioma melhora a sua capacidade cognitiva, além de prevenir doenças.

5. Conhecer uma nova cultura

Aprender uma nova cultura é como se você entrasse em um outro país, conhecer os costumes, gírias e expressões dos surdos expande sua mente.

6. Garantir novas oportunidades profissionais

É um mercado que vem se expandindo frequentemente. As oportunidades só aumentam porque há uma necessidade enorme de acessibilidade em nosso país, além disso os surdos somam aproximadamente 10 milhões no Brasil todo. Você pode atuar como intérprete, tradutor, instrutor, professor, atendente bilíngue, entre outros. Além do curso de Libras ser um grande diferencial no seu currículo.

7. Combater o preconceito

Você pode ajudar a combater o preconceito que há com os surdos desmistificando muitas crenças ouvintistas que já ficaram no passado.

8. Gesticular melhor

Se você é travado para se expressar, saiba que a Libras pode te ajudar com a desenvoltura, afinal, você vai precisar perder a vergonha para sinalizar, e soltar seus braços para uma sinalização fluida.

9. Poder conversar em silêncio

Em momentos que falar não é possível para evitar barulho, opa! Você pode falar com as mãos! Até mesmo quando quer conversar com alguém que está um pouco distante de você, não vai ficar gritando né?!

10. Ter mais empatia

Aprender a cultura surda te faz ter mais empatia, se colocar no lugar dos surdos e se juntar a eles na luta contra o audismo.

Enfim, te dei 10 motivos para aprender Libras então, motive-se! Seja um agente da acessibilidade, pois a comunidade surda precisa de você!

Aprenda Libras do Zero de qualquer lugar, a qualquer hora além de atividades teóricas e práticas para você colocar a mão na massa!

Invista seu tempo em aprender Libras, você só ganha e colabora para um mundo mais acessível.